Brasil & Mundo

Brasil tem mais de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já  recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes. |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil ultrapassou a marca de 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, informou o Ministério da Saúde. Até agora, são 134 milhões de pessoas com a primeira dose e mais 66,5 milhões com a imunização completa.

Estudos recentes mostram que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus. No entanto, a vacina não evita completamente que a pessoa se contagie nem que leve o vírus para outras pessoas. 

Segundo a pasta, mesmo com a vacina, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, são importantes para evitar o contágio.

O Brasil registra, no total, 20.877.864 casos notificados de covid-19 desde o início da pandemia e 583.362 mortes. Os dados foram divulgados neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde, com base em informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde. 

O número de pessoas recuperadas da doença chegou a 19.838.912 (95%). De acordo com o balanço, há 455.590 casos em acompanhamento e 3.475 óbitos em investigação.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro retomou neste sábado (4) a aplicação da segunda dose da CoronaVac, que estava suspensa desde quinta-feira (2) por falta do imunizante.

Para atender as pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o horário de funcionamento dos postos de vacinação, que hoje começou às 8h e foi até 17h. Este horário vai se repetir nos centros municipais de saúde e nas clínicas da família na segunda-feira (6), véspera do feriado da Independência e ponto facultativo.

O atendimento será exclusivo para ações vinculadas à campanha de vacinação contra a covid-19. No feriado de terça-feira (7), as unidades de atenção primária não funcionarão.

Hoje houve também aplicação da dose de reforço em idosos residentes nas instituições de longa permanência, repescagem para pessoas com 30 anos, ou mais. e vacinação das gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência de 12 anos ou mais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação de adolescentes, que foi suspensa na quarta-feira (1º), pode será retomada na quinta-feira (9), se a cidade do Rio de Janeiro receber doses da Pfizer, que é a vacina recomendada para a faixa etária de 12 a 17 anos.

Agência Brasil

< Acabou o amor: preso na casa da namorada em Itaguaí Ex-BBB Josy morre após cirurgia para tratar aneurisma em SP <